quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

SERRA GAÚCHA:EXEMPLO PARA O BRASIL

Eu estou passando férias na MARAVILHOSA Serra Gaúcha. Além das belezas naturais, outras coisas têm chamado minha atenção : a limpeza e organização das cidades; a pontualidade nos compromissos; a gentileza das pessoas; o trânsito ( não tem sinaleiro ) os motoristas respeitam a faixa de pedestres ( um choque para os paulistanos ). Mas um acontecimento em especial chamou minha atenção : visitamos a Vinícola Aurora na cidade de Bento Gonçalves. Lá eu descobri que a Vinícola foi fundada por uma cooperativa de 16 famílias na década de 30 e hoje conta com mais de 1100 famílias cooperadas. Possuem vinhos e espumantes premiados e exportam para mais de 30 países. Isso vai na contra mão do agronegócio, que concentra terras nas mãos de poucos, expulsa o trabalhador do campo ( na cidade o agricultor vai para as favelas ou para as ruas ). Infelizmente o " governo " brasileiro apóia o agronegócio que só beneficia os bancos e meia dúzia de famílias muito ricas e deixa milhões na pobreza. Eu penso que o caso da vinícola Aurora é um exemplo de como fazer para que no Brasil todos os brasileiros possam receber benefícios com o crescimento da economia no campo e na cidade. O Brasil também deveria se inspirar em Israel : pequenas propriedades, altamente produtivas ( no deserto ) e administradas por pequenos proprietários. Acorda Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário